Ano Novo, novos planos!
Você é do tipo que escreve a tradicional lista de metas no final de cada ano para serem cumpridas no ano que se aproxima? Esse é uma ação praticada por diversas pessoas ao redor do mundo e apesar de não ser a garantia de que esses objetivos serão cumpridos, exerce um papel fundamental no aumento da determinação e autoconfiança do autor das metas.
Trace objetivos tangíveis
Uma dica importante para traçar suas metas de ano novo é escrever objetivos tangíveis, pois isso pode evitar frustrações futuras. Pense em sua situação atual e o que você gostaria de fazer, e que apesar de exigir certo esforço, seja possível. Por exemplo, se você deseja tirar sua CNH, e calculou que pode guardar o dinheiro necessário (ou já possui certa quantia), coloque esse objetivo em sua lista, possivelmente será uma meta realizada.
Com isso não quero dizer que não deve ter como objetivo viajar para a Disney, mas se isso está mais difícil para o momento, trate como um sonho e trabalhe aos poucos para que possa virar realidade.
Prazos ajudam, mas não são necessários
Esse ponto vai depender muito da forma como seu novo ano irá correr. Traçar prazos de início e término para as metas ajuda a cumpri-las, mas isso não é algo completamente necessário, visto que não é tão fácil decidir e impor datas específicas para realizar ou fazer algo, algumas decisões e ações se tornam mais oportunas em datas não planejadas.
Digo isso pois coloquei como meta ano passado tirar minha CNH, e demorei mais tempo que o esperado, mas cumpri! Se tivesse estabelecido data, possivelmente aumentaria minha frustração, mas no fim das contas, tudo deu certo!
Que tal fazer um Planner ou Bullet Journal?
Uma ótima forma de estar sempre supervisionando suas metas e organizando melhor sua vida é fazendo uso dos planners ou do bullet journal, em forma de caderninhos ou forma digital: ajudam você em diversos assuntos e são completamente personalizáveis. Para o Ano Novo, trace as metas em uma folhinha ou no celular (onde quiser!), depois passe para seu bujo e não esqueça de suas promessas!
O planner geralmente é semanal ou mensal, e na internet é fácil encontrar vários modelos que vem com calendários, ajudando você a manter tudo organizadinho!
O Bullet Journal (ou Bu) funciona mais como um verdadeiro amigão. Existem modelos prontos para comprar, mas o mais comum é que a pessoa fabrique seu próprio bujo, adicionando páginas de metas do ano, objetivos, hobbies, tarefas, lazer, músicas, desenhos, etc.
Só está faltando um tempinho para eu organizar o meu bujo, mas já tracei as minhas metas, fui bem clara e criei coisas que eu possa e consiga realizar. Nada de missões impossíveis, o ano é novo, mas eu não tenho o poder de nascer de novo de um dia para o outro junto com o ano. Então os objetivos tinham que ser coisas que eu consiga alcançar. Adorei as dicas!
ResponderExcluirFeliz ano novo <3.
Beijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page