Olá pessoal! Com a chegada do ano novo e com as nossas tradicionais resoluções e metas traçadas para esse nova fase, surge também a vontade (e necessidade) de se organizar. Eu sou o tipo de pessoa que se não tem todas as datas e compromissos anotados, fico bem perdida, pois sinto que não estou controlando muito bem as coisas.
Planejar é importante, é isso que faz com que você siga o "caminho certo", traçar um passo a passo faz com que você fique cada vez mais próximo do sucesso. Anotar esse planejamento é um processo importante para tornar isso mais claro, e é nesse momento que o planner/ bullet journal entra em cena.
Então vamos aprender como fazer um planner 100% artesanal e personalizado?
1) Miolo do caderno
O miolo do planner foi feito com folhas Canson, 140 g/m². Comprei um bloco Canson, contendo 20 folhas A3 (dividindo ao meio temos 2 folhas A4, que ao serem divididas ao meio novamente se tornam folhas A5). O preço foi em torno de 20 -25 reais, mas vale a pena porque rende muitas folhas A5.
1.1) Como fazer a montagem e a costura?
Você deverá cortar a folha A3 na metade, resultando em uma A4; o próximo passo é dobrar a folha A4 bem no meio, resultando em duas metades A5 (mas sem cortar!). Em seguida você deverá juntar e costurar todas as suas folhas (aquelas A4 dobradas), fazendo os pontos da costura bem no meio das folhas. Você pode usar a linha da cor que preferir, a linha pode ser fio de poliéster, ou o que você preferir.
2) Conteúdo do Planner
Essa a parte mais divertida de se fazer um Planner: personalizar! Para fazer o meu me inspirei em ideias do Pinterest, e fui desenhando nas minhas folhas. Você não precisa fazer tudo de uma vez, por enquanto preparei só o calendário anual e a parte de janeiro. É legal adicionar coisas que vão te ajudar no dia-a-dia, como controle de humor, atividade física, tarefas e provas da faculdade, leituras de livro, controle financeiro, etc.
É nessa hora que você pode abusar das colagens (figuras ou papéis), lettering (desenho de letras) e ilustrações. Você pode escolher uma paleta de cores para cada mês, ou um tema, como cachoeira, raposa, etc. Eu fiz toda a parte escrita com caneta nanquim 0.1 e 0.5, lápis de cor, marcadores, marca texto e fita adesiva para fazer a personalização.
3) E a capa?
Como vocês puderam ver na imagem do primeiro tópico, eu não personalizei minha capa ainda, mas você pode fazer um desenho, colagem ou encapar com um papel adesivo. Há ainda a possibilidade de adicionar na capa um papel diferente, como um Kraft ou Paraná.
Peguei aqui um exemplo de capa Kraft da internet, e olhem como fica lindo! Você pode desenhar nessas folhas tranquilamente.
E aí gostou das ideias? Alguma dúvida? Deixa aqui seu comentário.
Se fizer o seu planner posta no insta e marca a gente @fashion.otomes. Beijão <3 nbsp="" p="">3>
Já fiz o meu há dois anos atrás, gostei muito, porém como sou desorganizada, ficou uma loucura. Vou ver se recomeço, mas como é algo que custa tempo nem sei como fico x.x
ResponderExcluirBeijos,
Mundo Perdido da Carol
Instagram: @carolinsweet
Fan Page
Tenta fazer sim amiga! Acho que você vai adorar e faz um bem danado.
ExcluirBeijoos, obrigada pela visita :)
Olá!
ResponderExcluirGosto muito de planner e amei esse seu, personalizar é bom demais. Saber e ter essa paciência para anotar tudo e fazer dar certo é ótimo. Eu sou super organizada e necessito das minhas coisas bem organizadas e tudo escrito em um único lugar.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Também sou como você, gosto de estar sempre organizada!
ResponderExcluirAdorei sua visita, beijoss ;)