ATENÇÃO LEITOR! CONTÉM SPOILERS SOBRE A 1ª TEMPORADA! |
Vou comentar um pouco sobre cada fita, a partir da 10.
FITA 10: SHERI
O que com certeza assombrava os espectadores da série era o motivo pelo qual essa líder de torcida, aparentemente doce e inocente, estava na lista de porquês da Hannah. Bom, a resposta é surpreendente e devastadora: no dia da festa de Jessica, quando a mesma sofreu o estupro e Hannah presenciou tudo, a personagem principal aceita uma carona de Sheri, para ir embora. A líder de torcida garante que não está bêbada e as duas saem com o carro, até que acabam batendo em uma placa de pare e derrubando o objeto. Hannah quer comunicar a polícia, mas Sheri simplesmente foge do local. Mas qual seria o grande problema disso tudo? Pois bem, mais tarde Jeff passa por ali, mas a placa de pare não está mais lá, o que acaba gerando um acidente que resulta na morte do atleta.
Sheri pode ter ficado com medo de contar ao pai que bateu o carro, pode ter pensado que derrubar a placa não daria em nada, mas infelizmente Jeff pagou com sua vida. O jogador era provavelmente um dos atletas mais decentes, um ótimo amigo, e não merecia ser vítima de tamanha fatalidade, uma grande perda de personagem.
FITA 11: CLAY
O que todos queriam saber desde o primeiro episódio, o que esse garoto doce e tranquilo teria feito para contribuir com a decisão de Hannah? A resposta para isso é que Clay não fez nada! Isso mesmo, ele amava Hannah, e ela o amava, mas algo havia se quebrado dentro dela, ela já não conseguia se entregar para alguém, apesar de ter conseguido visualizar em Clay um futuro feliz. O grande problema foi que Clay notou algo estranho na garota que amava, mas não fez nada a respeito, e por isso o garoto se culpa pelo o que aconteceu, pensa que poderia ter evitado.
FITA 12: BRYCE
Essa é provavelmente uma das piores fitas, onde Hannah relata que foi mais uma vítima de Bryce, mais um estupro onde o jogador justificava com a frase "ela estava querendo". As cenas do ato são fortes, Hannah já estava mal por ter perdido a bolsa com dinheiro, saiu para andar e acabou em uma situação muito pior, que foi provavelmente o principal gatilho de seu suicídio.
Nesse episódio também conseguimos notar a diferença entre Bryce e Justin como pessoa. Bryce vem de uma família privilegiada, sempre esteve no poder, tem a escola na palma de suas mãos e acha que todas as garotas o querem e devem ficar com ele. Justin vivia em um ambiente tóxico, com uma mãe viciada em drogas e namorada de um traficante, sofria abusos físicos e mentais, criado sem nenhum tipo de amor. Não que isso justifique as ações de Justin, mas o contexto do garoto é muito diferente do de Bryce. Esse aspecto da criação de Justin vai refletir muito na Segunda Temporada.
FITA 13: MR. PORTER
Aqui chegamos ao ápice da primeira temporada, chegamos à última fita, e foi aqui que Hannah perdeu a fé na vida. Após todos os problemas com Bullying, estupro, traições, comentários e boatos maldosos, Hannah ainda decidiu dar uma última chance à vida. O último suspiro era pedir ajuda ao orientador da escola, contar pra ele o que ocorreu e como ela se sentia. E assim fez a garota, contou sobre o estupro, mas não teve coragem de denunciar com todas as letras, deixou meio implícito, e o único conselho que o Mr. Porter conseguiu dar foi para ela esquecer isso e seguir em frente. A única forma de seguir em frente, para Hannah, era acabando com a própria vida.
Claro que o orientador não fez de propósito, mas ele falhou muito ao tratar o problema da menina como algo insignificante, e foi logo após esse último "não", que Hannah não teve mais esperanças em pedir ajuda para ninguém, e para ela só havia uma solução.
Depois disso, vem a cena do suicídio, que é uma cena bem pesada, e muito discutida, porque apesar de ter sido feita justamente para mostrar o mal que o bullying pode causar, acaba sendo um "passo a passo" para o ato. Quanto aos pais de Hannah, finalmente vão começar a entender os segredos da filha, já que Toni decidi compartilhar com eles as fitas deixadas pela garota.
O restante do personagens tentam lidar com tudo o que aconteceu em suas vidas, antes do ato de Hannah e depois, Jessica precisa lidar com a aterrorizante verdade sobre o estupro de Bryce, Tyler planeja vingança contra todos que o ofenderam... Mas o que mais nos perturba nesse final de temporada é o fato de que Alex atirou contra a própria cabeça. O garoto não conseguiu lidar com a culpa, e também não recebeu a ajuda que precisava.
Com o término da primeira temporada, o que menos falta são histórias para aprofundar. Na Segunda parte vamos saber o que aconteceu com o Alex, e com o Justin que saiu da cidade, ou com a Olívia, que recebeu as fitas. Mas os comentários sobre a outra temporada vão ficar para outro post, espero que tenham gostado, não esqueçam de escrever um comentário sobre o que acharam! Beijokas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são muito importantes!