História do dia 7 de setembro - Fashion Otomes



História do dia 7 de setembro

Publicado em 30 agosto 2015

No dia 7 de setembro de 1822, o príncipe regente Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil, rompendo o vínculo que tínhamos com Portugal.

CONTEXTO HISTÓRICO: 
As cortes portuguesas, percebendo que estavam perdendo o controle político do Brasil, exigiram que D.Pedro voltasse a Portugal. A presença do príncipe atrapalhava os interesses de Portugal. 
-A corte tomou medidas que criaram um profundo sentimento de ódio dos brasileiros contra o nome português.
-Os habitantes do Rio de Janeiro, Largo da Carioca, fizeram um abaixo-assinado pedindo para que D. Pedro permanecesse no Brasil. E o príncipe anunciou que permaneceria no Brasil. O dia ficou conhecido como o "Dia do Fico".

COMO FOI O DIA 7 DE SETEMBRO
Dom Pedro estava em São Paulo, próximo ao riacho Ipiranga, após retornar de sua viagem a Santos. Lá ele recebeu uma carta de um mensageiro, era das cortes de Portugal, exigindo que ele obedecesse as ordens e retornasse imediatamente para Portugal. 
Foi nesse momento que ele proclamou a Independência do Brasil, gritando: "Independência ou morte!", o famoso grito do Ipiranga. 

CURIOSIDADES

-Portugal reconheceu a independência do Brasil somente em 1825.
-Ao se aproximar do riacho do Ipiranga, D.Pedro estava com dor de barriga, acredita-se que tenha consumido algum alimento estragado no dia anterior, em Santos.
-O príncipe, no dia do grito, não estava com um lindo cavalo, como retratado em pinturas, e sim com uma mula sem charme, apesar de forte e confiável. 
-D. Pedro tinha apenas 23 anos, faria 24 dia 12 de outubro do mesmo mês.
-Em tupi-guarani, Ipiranga significa "rio vermelho".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito importantes!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...